Geral

NBPA suspende resgates por causa de dívida





11/03/2024

O Núcleo Bageense de Proteção aos Animais comunicou que os resgates estão suspensos. O principal motivo é a baixa arrecadação e a consequente dívida. Conforme o NBPA, a situação é crítica e a dívida acumulada é de R$ 15 mil. 

 

A instituição destacou que a decisão foi extremamente difícil. "Reconhecemos a importância vital do nosso trabalho": a fala, é claro, faz referência ao resgate de animais em risco. 

 

DEMANDA AUMENTOU 
Conforme o Núcleo, os voluntários estão sobrecarregados. "Há filhotes por todo lado, bichos doentes", resumiu. "Estamos sem recurso para tantos atendimentos ", acrescentou.

 

PEDIDO DE AJUDA
O Núcleo destacou que a comunidade pode ajudar: isso por meio de um Pix solidário. Segundo o NBPA, qualquer ajuda pode ser determinante neste momento. A chave Pix é 539811409998.

 

CONTRAPONTO
O NBPA mencionou um resgate que ocorreu no Lixão - um cão foi atropelado e outro atacado por um ouriço. Tal resgate foi feito por uma voluntária, que tentou acionar o serviço municipal, segundo o Núcleo, mas não obteve êxito. A reportagem do Bagé Agora entrou em contato com a responsável pelo setor da Prefeitura citado pelo NBPA. Lisandra Borba é a coordenadora do Bem-Estar Animal. Ela garantiu que a informação não procede. "(Sexta), por volta de 11h30min, uma funcionária do Aterro entrou em contato conosco, solicitando atendimento a um cão que havia sido atropelado no local. Nós deslocamos até lá, recolhemos dois animais com espinhos de ouriço e fomos informados por outro funcionário de que não tinha nenhum animal atropelado. Ainda assim, o recolhedor perguntou aos recicladores, que também não souberam dar a localização. Como o local é muito grande, esse animal não foi localizado", contextualizou. 

 

Segundo Lisandra, durante a tarde, a mesma funcionária que tinha solicitado atendimento para o cão entrou em contato novamente, e perguntou se a equipe da Coordenadoria conseguiria buscar o bichinho. "Informamos o ocorrido à ela. Informamos também que não teríamos como deslocar novamente até lá naquele momento, pois tínhamos duas outras demandas em pontos distintos da cidade. E perguntamos se, em função da proximidade entre o Aterro a a unidade, alguém poderia levá-lo até ali. Ela respondeu que tentaria e não entrou mais em contato. Fato esse que nos fez pensar que ele teria sido atendido em outro local", esclareceu.

 

HORÁRIOS DA COORDENADORIA
Lisandra detalhou que o atendimento da equipe do Bem-Estar Animal pode ser solicitado pelo telefone (53) 9 9713 3705 das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. Isso de segudna a sexta-feira. "Aos sábados, domingos e feriados, os atendimentos são oferecidos somente para situações de risco de morte", explicou.