Geral

Racionamento preventivo de seis horas inicia dia 8





01/04/2024

A partir do dia 8 de abril, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) inicia racionamento preventivo de seis horas diárias, das 23h às 5h. Toda cidade terá o abastecimento interrompido durante tal horário.

 

O racionamento preventivo está sendo estabelecido em vista do agravamento da estiagem na região, conforme divulgou o Daeb. Há três meses, o índice de chuvas na cidade fica abaixo da média. 

 

Segundo a autarquia, a situação foi agravada com as ondas de calor intenso ocorridas nos últimos meses, com alguns dias chegando a temperaturas próximas aos 40 graus. Diante deste cenário, as barragens já apresentam níveis preocupantes.

 

Em janeiro, foram registrados, na Estação de Tratamento de Água (ETA), 77,9 milímetros de precipitação. Em fevereiro, foram apenas 41,4 milímetros. Já em março, foram observados 116,4 milímetros de chuva. O déficit hídrico, neste primeiro semestre, já alcança mais de 100 milímetros.

 

O Departamento informa que a Sanga Rasa está 4,3 metros abaixo do normal. Já a barragem do Piraí está 1,2 metro negativo. Ainda explica que o agravante é o fato de as previsões meteorológicas não serem favoráveis, pois indicam a ocorrência do fenômeno La Niña para o início do inverno, trazendo ainda mais riscos de estiagem nas áreas do Sul do Brasil.

 

Além do racionamento preventivo, a autarquia detalha que já está tomando outras medidas para amenizar a situação, como a colocação de um Booster (estação pressurizadora) para impulsionar a chegada da água no Ivo Ferronato, região considerada “ponta de rede”. Além de realizar, diariamente, o abastecimento no reservatório do bairro Floresta através de caminhão-pipa, pois este bairro também é afetado em épocas de racionamento. 

 

O Daeb ressalta que o racionamento preventivo busca diminuir o consumo e desperdício de água, a fim de que as reservas hídricas não baixem ainda mais, o que pode resultar no aumento de horas de suspensão do fornecimento. Também destaque a importância, neste momento, do uso racional da água por parte da população.