Geral

Bageense estão sem luz há quase uma semana





26/03/2024

O Ministério Público deu 24 horas para a CEEE Equatorial restabelecer a energia elétrica em Bagé, Aceguá, Hulha Negra e Candiota. A recomendação também prevê que, em até 15 dias, a CEEE Equatorial implante um canal de informação aos clientes sobre as medidas adotadas após contato telefônico. Em até 30 dias, a empresa deve apresentar um plano de ação diante de situações semelhantes a que se estende.

 

Isso foi motivado também pela falta de água na barragem Emergencial. Ontem, a energia na barragem retornou, mas faltou na Estação de Tratamento de Água. Apesar do gerador, os motores que abastecem a zona Norte foram desligados. O Daeb informou ao Bagé Agora que a luz retornou, há pouco, na ETA, e o que o abastecimento de água na região - a mais afetada - começa a normalizar. Mas os relatos por parte dos moradores de diferentes bairros da cidade sobre a falta de luz não cessaram. Há locais que estão às escuras desde antes do temporal, como o Tiaraju. 

 

QUASE UMA SEMANA
Em Palmas, a situação é grave e não é de hoje. Por lá, foram cinco dias sem luz antes do temporal; na terça, a energia voltou e na quinta novamente os moradores ficaram às escuras e sem nenhum retorno da CEEE. No corredor dos Colares e no do Velhaco a situação se estende desde quarta-feira passada. As perdas são significativas, segundo os moradores.

 

Márcia Colares, da AgruPa, relatou ao Bagé Agora que a energia elétrica foi restabelecida no domingo de madrugada na maior parte da região de Palmas. "O único problema é que havia postes e fios caídos no Corredor dos Colares (foto) e a rede já estava ligada", elucidou.

 

Ontem, a Equatorial garantiu que apenas 1% daqueles clientes que haviam ficado sem luz ainda enfrentavam esse problema. A empresa não informou em quais regiões há maior concentração de demanda no momento. Apenas garantiu que são pontos espalhados. Ontem à noite, a reportagem do Bagé Agora verificou que bairros como Popular, Madezatti, Camilo Gomes, Arvorezinha e Brum estavam às escuras (vídeo). Isso por volta das 21h30min. Pelo menos uma equipe da CEEE Equatorial circulava próximo. A informação é que a luz retornou em seguida.