Geral

Defesa Civil confirma alerta de temporal severo para Bagé





20/03/2024

A Defesa Civil de Bagé confirmou o alerta de grande perigo de tempestade para a noite de hoje e a madrugada de quinta-feira. Há previsão de fortes chuvas acompanhadas de ventos intensos, descargas elétricas e possibilidade de queda de granizo. Em casos de emergência, os cidadãos podem acionar a Guarda Civil através do número 153. Além disso, Daeb está disponível para assistência por meio dos números 115 ou pelo 0800 510 2219.

 

PRÓXIMOS DIAS

De acordo com a MetSul, o ar quente persiste sobre o Rio Grande do Sul, mas uma frente fria avança, hoje, pelo Oeste e o Sul com chuva e temporais, causando queda de temperatura. A frente avançará por todo o Estado com alívio no calor e no abafamento. E depois uma massa de ar mais seco e frio avança a partir da Argentina. O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina está informando sobre uma radical mudança da temperatura, que será sentida primeiro lá e depois aqui na segunda metade desta semana, ou seja, a partir de amanhã.

IGUAL A 2016?


O outono astronômico começou em 0h06min desta quarta-feira e se estende até 21 de junho. Do ponto de vista climatológico, o outono é considerado de março a maio. Este ano, o El Niño continua influenciando o clima global. O último outono com uma transição do El Niño forte para La Niña foi em 2016. 

 

No outono de 2016, houve chuvas acima da média no Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, com março e abril sendo os meses mais chuvosos. Quanto à temperatura, março foi mais frio que a média, abril mais quente e maio mais frio, com temperaturas mínimas significativamente baixas em Porto Alegre. A transição para temperaturas mais frias começou na última semana de abril e persistiu até maio. 

 

Em 2024, a tendência é de um outono com chuva perto e acima da média em parte do Sul do Brasil. Somente no segundo dia do outono, amanhã, 21 de março, por efeito da intensa frente fria que chega com temporais, muitas cidades gaúchas poderão ter entre 15% e 30% da precipitação média histórica da estação inteira.