As equipes de handebol e vôlei da cidade de Bagé já estão se preparando para as competições do ano de 2024. A Associação Esportiva da Região da Campanha (Asserc), sob o comando do técnico Edmilson Calvete, passou por um pequeno recesso entre o Natal e o final do ano, e terá outro na semana do Carnaval. No entanto, os treinos seguiram normalmente, com pelo menos dois treinos durante os dias de semana nos ginásios Cerveira e Militão, e, quando a Urcamp retornar do recesso, também serão utilizados o ginásio Corujão aos sábados à tarde.

 

Os grupos feminino e masculino contam com 40 atletas regulares nos treinamentos. A programação para 2024 já está definida, incluindo a participação na LIGA RS de handebol, o Aberto de Campo Bom, a Copa Santa Rosa de Handebol e o Aberto de Santa Maria. A equipe também está na expectativa de participar da Copa Argentina de Handebol, dependendo da aprovação da documentação pelo projeto Pró-Esporte.

 

Em Bagé, é provável que ocorra a Copa Sejel de Handebol, mas ainda depende de alguns ajustes, pois é uma iniciativa da Prefeitura em parceria com o SESC.

 

Quanto ao desempenho nos últimos anos, o masculino sagrou-se campeão da LiGA RS em 2022 e 2023, enquanto o feminino terminou em 3º lugar nas últimas três edições. “A expectativa para este ano é manter o grupo forte do masculino em busca do tricampeonato da LIGA RS e reforçar o grupo feminino para alcançar uma classificação ainda melhor”, conta Calvete.

 

As equipes seguem também o planejamento para melhorar o desempenho. “Foi incluído um treino físico específico para os atletas, e os treinos têm sido mantidos sem longas pausas no início deste ano, visando dar consistência técnica e tática aos atletas”, informa o técnico. 

 


NA QUADRA DE VÔLEI 

A Associação Somos um Time (ASUT), por sua vez, iniciou os trabalhos em busca de estrutura, apoio e peças para compor o elenco. Os treinos retornarão na segunda quinzena de fevereiro, após dois meses de férias, com preparação física na areia e, a partir de março, coletivos em quadra. A ASUT participará da Liga Gaúcha de Vôlei (LGV), concorrendo na IV Região e participando de etapas da III Região como convidados. Além disso, estão confirmados na disputa do campeonato Citadino, onde buscarão o bicampeonato, ainda sem um cronograma com datas fixas.

 

A ASUT conta com alguns reforços e um total de 22 integrantes para as competições de 2024. “O objetivo para este ano é manter o desempenho na LGV e chegar à final estadual, além de conquistar o bicampeonato municipal para fortalecer a modalidade e o time”, declara o idealizador do time, Cássio Coelho.