Geral

Aumento de casos de covid-19 é realidade em Bagé





06/03/2024

O secretário-adjunto de Saúde, o médico Ricardo Necchi, confirmou ao Bagé Agora um aumento de casos de covid-19 no município, neste período pós-carnaval. "Existe um aumento considerável", garantiu. Inclusive, ele revelou que, na Santa Casa de Caridade, é obrigatória a utilização de máscaras de proteção por 15 dias. 

 

A medida é consequência do aumento de positivados entre os trabalhadores da casa hospitalar. "Começou a faltar mão de obra", resumiu. Por outro lado, Necchi garantiu que os casos não são graves, sem necessidade de internação. O aumento também foi verificado na UPA 24 Horas, onde há maior demanda por atendimento.

 

Sobre a gravidade, comentou que, na grande maioria dos casos, a doença evolui bem, com necessidade de afastamento do trabalho por três ou quatro dias. Vale mencionar que, atualmente, não há testagem na rede pública de Saúde (a exceção são as pessoas internadas, que são testadas). 

 

Necchi explicou que o Estado já não manda testes. Isso desde o fim do TestarRS. Mas há, sim, testes em muitas farmácias, onde os valores já são mais acessíveis em comparação ao período auge da pandemia de covid-19. De qualquer forma, ele orienta as pessoas buscarem pelo diagnóstico médico.