Social

Acontece no Pampa, por Marcos Pintos





26/03/2024

Boda em campos de São Francisco


O último 16 de março abriu, oficialmente, a temporada social na reta final do verão 2024. Neste dia, uma jovem de traços delicados e comportamento nobre, disse Sim a um jovem que, igualmente podemos considerar, integra a távola dos quase extintos cavalheiros à maneira clássica. Em campos de São Francisco, a médica Victória Armendaris El Halal, filha de Magali Armendaris e Michel El Halal trocou alianças com o administrador de empresas e contabilista Manuel Gularte Sarmento, filho de Maria de Lourdes e Manuel Luís Benevenga Sarmento. A chuva de dia inteiro, que muitos maldisseram como inapropriada, concedeu ainda mais vida ao momento por envernizar cada folha de pasto no berço da família Sarmento. Bela por Natureza, a São Francisco vestiu-se de sonho para receber convidados de latitudes diversas, tanto do Estado, quanto de fora dele.
 
 
Partes de um sonho
Com projeto irretocável da arquiteta Fabiana Fagundes, o décor foral de Angélica Martins esteve composto por lírios, rosas, alstroemerias, lisianthus, tulipas e bocas de leão que pareciam recém-colhidas, tamanho frescor. Agora, o “roubo da cena” ficou a cargo das orquídeas. Acopladas às árvores do jardim, elas atraíram passarinhos que dançavam como que saídos das mãos do próprio padroeiro da família. Surreal. Claro, tamanha altivez estética esteve coberta por toldos transparentes (leia-se Megapalco) que permitiam apreciar a suave topografia do pampa. Sob a benção de Eduardo Romero – teceu bonito apanhado da história de Victória e Manuel – os votos foram ratificados por outros dois emocionantes momentos. Primeiro, quando os noivos, um de frente para o outro, deixaram fluir declarações dignas dos contos de Cupido. O segundo, lhes informo, precisou ser amparado por lencinhos... Eis que surge o patriarca, dom Lito Rossel Sarmento, de mãos com a bisnetinha, Maria Manuela Sarmento Moglia levando as alianças até os noivos. Duas gerações unidas pelo amor ao campo, à tradição e à família. Emoção indizível suspensa na atmosfera ao som de violinos, violoncelo e piano.


 
Serviços & minúcias

Irene Vianna recebeu a missão de comandar a gastronomia e, como de hábito, mostrou todo seu savoir em mesas de antepastos seguidas de serviço irretocável de jantar – digno de coluna exclusiva. Cá, elegante particularidade: o acervo de pratarias da família foi preparado para, também, guarnecer a sequência bem como a decoração. Taças vazias?! Jamais! Clodoaldo Monteiro fora escalado a fim de comandar o serviço de bebidas com carta virtuosa de finos rótulos. Ao melhor estilo Clodoaldo, as garrafas de espumante circulavam ‘nevadas’ entre os convivas. E o que dizer da Fuel Drinks no comando de uma “ilha da fantasia”? Dos tradicionais às criações de mixologistas renomados, os drinks prepararam os convidados à pista.


 
Decolagem autorizada

Dj Rafa Santos, Vj Luís Felipe Marques Só, Henry & Banda – com estrutura de ponta da Partion Audiovisual – entenderam o recado e levaram os convivas a um passeio “interestelar” numa pista composta por nomes conhecidos da turma jovem, composta, em sua maioria, por filhos do agro.

 

Rápidas Acontece

• Simone Salles e Mana Romero deram show de desenvoltura a frente do cerimonial. Profissionais com cancha de quase trinta anos no mercado de eventos, a dupla e equipe precisou se virar nos trinta devido à chuva. Tudo ok.  
• A fantástica mesa de doces fora composta por mix de Neisa, Satolep, Cinda, Delícias Portuguesas e bem-casados Cláudia Doces Finos.
• A guarnição de cobertas – taças e louças – foi de César & Greice,
• Não há como negar: integrou a lista das mais bem-vestidas a influencer porto-alegrense Paula Feijó. Chiquíssima!
• Também em destaque, a presença de um dos casais mais bonitos e carismáticos da sociedade rural gaúcha, Ana Carolina e Chico Bastos.
• Na mesma sintonia, outros dois casais que sempre se fazem notar, tanto pelo trabalho no campo, quanto pelo peculiar alto-astral: Anna e Alexandre Pons Suñé; Roberta e Marcelo Resende Moglia.
 
 
Presença da memória
Detalhes que denotam o berço (leia-se preservação de memórias, educação e gratidão) dos Benevenga Sarmento: em móvel delicadamente decorado, ao lado da sala de prêmios da estância, foram alocados porta-retratos com fotos dos bem-amados que já partiram à espiritualidade. Ali, presentes à boda, Thaís Centeno Gularte, senhor Miguel Gularte, senhor Renato Sarmento, além dela, a detentora dos olhos mais lindos que este pampa já vira, a inesquecível senhora Eunice Benevenga Sarmento.


 
Por Eduarda Galvani, o vestido da noiva
Com silhueta semi-sereia e leve armação embutida, o vestido pareceu esculpido no corpo da noiva. No decote, destaque à cava americana com lapela transpassada em cetim italiano. Já o laço desconstruído deu passagem à sobressaia que muito lembrou as toilletes trajadas pelas damas parisienses na bélle époque. O tradicional tule veio na versão ilusion. Trata-se de tecido muito leve, delicado e de transparência marcante. Belíssimo efeito segunda pele.